Áreas de Exploração de Ouro no Brasil

0
publicidade:

O Brasil é um país que teve um grande potencial para a exploração do ouro, especialmente durante o período colonial. A primeira descoberta expressiva de ouro em nosso país se deu nos sertões de Taubaté, em 1697, consistindo em “dezoito a vinte ribeiros de ouro da melhor qualidade”. O metal hoje, é muito valorizado, tanto que possuímos muitos investimentos voltados para realizar a busca pelo mesmo.

A responsável pelo manejo, venda e troca do ouro no Brasil é a nova bolsa, formada a partir da união da BM&F com a Bovespa, em 2008. Estima-se que as transações possam atingir até 67 bilhões de dólares.

areas-de-exploração-de-ouro-no-brasil

publicidade:

Um dos primeiros locais onde aconteceram a extração do ouro em nosso país foi em São Vicente, no final do século XVI, no entanto o processo ainda era escasso. Já no século XVII, especificamente nas regiões de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, houve uma grande migração de pessoas em busca do emprego de garimpeiro.

publicidade:

A exploração do minério em Minas Gerais possui um histórico muito forte, não é à toa que o nome tem ligações relacionadas ao tipo de ação. Hoje, a localidade detém 44% da mineração nacional, sendo que além da extração do ouro, também há uma grande busca por ferro, diamante, fosfato, zinco, alumínio, calcário e rochas ornamentais.

Já Goiás, possui cerca de 23,9% de toda a mineração de ouro do país, o que faz com que o espaço cedido para investimentos nessa área e produção de renda na região seja alto. A classificação segue com o Pará, cujo percentual é de 10,1% e BA com 9,8% da produção de ouro do Brasil.

Não podemos deixar de citar o Mato Grosso, com um potencial de reservas de 1 a 5 toneladas de ouro e o Amazonas, quando levamos em consideração que a região já atraiu mais de 4.000 garimpeiros até o ano de 2008.

ouro-no-brasil-2-

Juntando todos esses estados, temos uma produção média de 55 toneladas de ouro por ano, classificando o nosso país como um grande produtor nesse setor.

Uma maneira interessante de saber quando está a grama do ouro é consultando o site http://www.bmfbovespa.com.br/. Você também pode experimentar o site http://dolarhoje.com/ouro/. O link é especificamente destinado para os usuários que desejam fazer a consulta equivalente a 1g de ouro. Pelas informações fornecidas pelo site, atualmente o valor está em aproximadamente R$140,00/g.

O preço do ouro no Brasil é vinculado as cotações de Nova York e Londres, que pode sofrer as alterações ou então influências diretas nas perspectivas de mercado interno e cotação do dólar. O metal é utilizado especialmente na confecção de moedas, joias, e acessórios, a exemplo de relógios.

O site Dólar Hoje, além da cotação em tempo real, oferece um conversor que permite que os usuários digitem a quantidade em gramas para se obter o valor em reais correspondente. Quem está pensando em investir ou quer ter boas opções para se manter informado sobre os valores, deve sempre conferir as novidades disponíveis em ambos os links.

Sobre a dificuldade e a escasses para encontrar ouro

ouro-no-brasil-1

Especialistas calculam que existe apenas 5kg de ouro para cada 1 milhão de toneladas de terra. Por ser um material mole, normalmente ele é endurecido formando ligas metálicas com metais como prata e cobre.

Muita gente não sabe, mas o quilate (k) é a medida utilizada para indicar a qualidade do ouro. Por exemplo, o 24k é considerado um ouro 100% puro. É muito comum encontrarmos a nomenclatura 18k, ela indica que há uma pureza de 75%. Há também o ouro 14k, cuja pureza está em 58%.

O ouro é o único metal que não oxida. Eles sempre são fundidos em barras, pois a forma retangular e cônica dos lingotes facilita o desmolde do metal.

Desde a nossa pré-história até os dias atuais, encontramos 163 000 toneladas de ouro. Para exemplificar melhor a quantidade, se ele fosse fundido e encaixotado, caberia em um prédio com mais ou menos 20 metros de altura.

ouro-no-brasil

Em muitos países, o ouro é utilizado como reserva para o caso de recessões econômicas. Caso a moeda perca valor, o ouro se encarregará de cobrir essa deficiência.

publicidade:

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA