Aquecimento Global

0
anúncios:
anúncios:

Quando falamos em aquecimento global, estamos nos referindo ao aumento da temperatura média do planeta ao longo dos últimos anos. Verifica-se, evidentemente, que o aquecimento global é provocado pela influência humana no planeta, embora alguns cientistas discordem disso.

Pelo que sabemos, uma das principais causas do aquecimento global é a intensificação do efeito estufa, uma fenômeno natural do planeta, que consegue manter as condições ideais de sobrevivência das espécies como as conhecemos. O efeito estufa tem se intensificado nos últimos tempos em virtude da poluição do ar resultante da industrialização, principalmente.

Em todo o planeta são analisados dados sobre o efeito estufa e o aquecimento global, e essa análise e seus estudos são coordenados pelo IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

publicidade:

Aquecimento-Global-14

anúncios:

O IPCC, com os resultados obtidos ao longo dos anos, não coloca em discussão se estamos em não numa fase de aquecimento global, já que isto está mais do que comprovado: as mudanças climáticas que vivenciamos mostram que o clima está mudando.

As mudanças que estão causando o aquecimento global

O século XX, segundo os dados levantados pelos estudiosos do IPCC, foi o período mais quente da história da humanidade desde os tempos conhecidos, isto é, desde a última glaciação, que ocorreu há mais de 10 mil anos. A temperatura teve um aumento médio de 0,7°C em suas médias em todo o planeta.

anúncios:

Para o século XXI, as perspectivas não são muito animadoras, prevendo-se uma elevação de mais de 1°C se a humanidade preservar a atmosfera desde já, não contaminando ainda mais com a poluição. Num cenário mais pessimista, a temperatura média poderá estar entre 1,8°C e 4°C, se houver continuidade no processo de poluição.

Acesse o Portal Sua Escola e saiba tudo sobre Educação.

Além da poluição, temos como causa do aquecimento global o desmatamento das regiões naturais, situação que cria um desequilíbrio climático. A remoção da vegetação, que tem como função o controle de temperatura e o regime de chuvas, reduz a umidade da atmosfera, o que vai reduzir a quantidade de chuvas e irá promover o aumento da temperatura.

Devemos entender que a atmosfera não se restringe aos limites de fronteira entre países, e um desmatamento na Amazônia provoca efeitos no Círculo Polar Ártico, ou uma emissão de gases na China pode provocar efeitos no Brasil.

Outro grande problema que provoca o aquecimento global é a poluição dos rios e dos mares. Nos oceanos, os seres vivos que são responsáveis pela absorção de gás carbônico e emissão de oxigênio estão sendo destruídos, e isso está interferindo diretamente na dinâmica da atmosfera.

zoom1

Consequências do aquecimento global

Os efeitos do aquecimento global interferem diretamente com a vida humana e de todas as espécies vivas do planeta, estando relacionados com a atmosfera, a hidrosfera e com a biosfera.

O primeiro efeito do aquecimento global é o degelo, que já está ocorrendo nas calotas polares. As consequências já estão sendo percebidas nos problemas ecológicos apresentados, com uma área cada vez menor e, no segundo momento, com a elevação do nível dos oceanos, o que poderá gerar verdadeiras catástrofes em toda a região litorânea do mundo todo.

Em seguida, temos o aumento da temperatura média, situação que pode levar muitas espécies à extinção e também a indisponibilidade de água em diversas regiões do globo, em virtude de períodos de seca mais prolongados.

Como consequência de tudo isso, vemos, a cada ano, novos fenômenos climáticos e anomalias, que se tornam cada vez mais frequentes, como os furacões nos Estados Unidos, o excesso de chuva no Sul do Brasil, enquanto o Nordeste passa por anos de seca e o fenômeno El Niño cada vez mais provocando distúrbios e se intensificando.

Embora não exista um consenso sobre o aquecimento global, o que estamos sentindo nos mostra que estamos vivendo um período que a humanidade ainda não conhece. Trata-se de uma situação que deve ser cuidadosamente analisada por todas as autoridades de todos os países, pois é um inimigo que não conhece e não respeita fronteiras.

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA